Prefeitura de Goiânia mostra dia a dia dos colaboradores por meio de conteúdos jornalísticos, edições de áudios, vídeos e artes gráficas para web em um projeto inédito que resgata valores sociais e diminui estigma do preconceito sobre a classe
Os garis são responsáveis por manter nossa cidade limpa e organizada, e na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) eles são valorizados como verdadeiros heróis. Nesta terça-feira (16/05), quando é celebrado o Dia Nacional do Gari, a Companhia evidencia a importância desse profissional ao executar um plano de comunicação que o coloca como protagonista da cidade.
A iniciativa de mostrar o dia a dia dos garis é uma ação inédita na história da administração municipal. Para isso, a Comurg coloca em cena quem trabalha nas ruas varrendo, limpando, cuidando de praças e ruas. “Acreditamos que mostrar o cotidiano desses profissionais vai além de estabelecer uma forma recompensadora do serviço prestado, mas, também diminui o estigma social de exclusão e preconceito”, pontua o superintendente de comunicação, Francis Maia.
Maia lembra que os garis, outrora vistos como pessoas invisíveis, agora passam a ser o foco do departamento e reflete uma visão macro da Comurg como empresa que agrega o indivíduo e humaniza o tratamento com o servidor. “De forma espontânea e alegre, eles transmitem conhecimento e valores culturais em uma linguagem simples nas pequenas entrevistas, que se revelam riquíssimas em simpatia e espontaneidade”, comenta.
As produções da equipe de comunicação abrangem conteúdos jornalísticos, edições de áudios, vídeos e arte gráfica para web, dentre outras ações sociais complementares. Séries de vídeos, como o Estrelas da Comurg, Dica do Gari, Play na Comurg, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Comurg Dance, são sucesso nas redes onlines, por exemplo. “Isso porque eles trazem os rostos de quem está nas ruas, para as telas dos smartphones na palma da mão da população que se identifica com aquela pessoa que é real”, argumenta.
O trabalho também destaca uma parcela do quadro de funcionários composta por pessoas que executam outras atividades, como nos casos de artistas, desportistas ou artesãos. Eles ilustram, como personagens, textos jornalísticos que são enviados para a imprensa e ganham destaque na mídia local e nacional, impressa, online e televisiva, por serem gari, terem sucesso em outras áreas e, ainda assim, escolhem cuidar da cidade como principal atividade.
Uma das ações de destaque foi a criação do Coral Vozes da Comurg, formado por 15 garis. O grupo fez apresentações oficiais, abriu shows e se apresentou ao vivo em veículos de comunicação. “Temos verdadeiras estrelas dentro da empresa, talentos que são descobertos a cada dia e que ganham nosso apoio ao usar nossos canais internos de comunicação para divulgá-los”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges, um grande entusiasta desse projeto de comunicação humanizada.
A Companhia também fez uma série jornalística para apresentar servidores garis que pertencem ao grupo LGBTQIA +, com o objetivo de diminuir o estigma social de exclusão e preconceito no trabalho. “As diversidades social e de gênero devem ser tratadas com seriedade, por isso, a representatividade de cada um é de suma importância nos nossos materiais”, comenta. Além disso, também são realizadas séries de reportagens com temática racial, como forma de combate à discriminação. Nelas, os garis falam de suas experiências e recebem o acolhimento empresarial.
A Companhia ressalta que o perfil diversificado de profissionais que trabalham como garis é o que torna o trabalho feito pela comunicação tão importante. Caso interessante é o de Rogério Silva, o Rogerinho, que tem deficiência visual. Ele chama atenção porque, mesmo cego, trabalha como gari, faz curso de graduação em faculdade e participa de atividades desportivas.
Recentemente ele foi personagem de material jornalístico e das redes sociais, o que gerou uma série de matérias chegando a um importante perfil de rede social nacional. “Eles têm disposição física e mental, são proativos, têm positividade em servir o público, além de terem flexibilidade, agilidade, responsabilidade e senso de trabalho em equipe”, ressalta, com orgulho, o presidente Borges.
Fama nas redes sociais Comurg
Atualmente, a Comurg mantém cinco redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Tiktok, que contam com média de 1.131 postagem por mês. O alcance de público está em 1,2 milhão de pessoas, sendo que apenas um dos reels publicados obteve 114 mil visualizações. Mesmo com formato de entretenimento, o conteúdo busca sempre informar a população sobre os serviços prestados.
“Os vídeos são altamente compartilháveis pelos celulares de forma rápida. Pelas redes, os garis divertem o público, informam, dão dicas e ainda ajudam o cidadão com linguajar simples e objetivo. É uma das formas mais atrativas de repassar mensagens” explica Francis Maia.
O cenário e objetos que envolvem as cenas ocorrem nas ruas e praças da cidade. A ilha de produção procura evitar edições drásticas no áudio, aproveitando a harmonia do som do ambiente para transmitir a ação natural do dia a dia do servidor. “O processo de seleção de elenco é bem simples: basta ser gari”, comenta Maia.
A gari Eliane Dourado é um exemplo. Depois que começou ser vista nas redes da empresa, sentiu que passou a ser vista de forma diferente pelas ruas. Ela aparece toda semana no Comurg Dance, onde canta, dança, faz performance e dá dicas de como manter a cidade limpa. “Sou gari e passei a me valorizar mais ainda depois que a empresa começou a mostrar a importância do meu serviço para a sociedade”, comenta.
Redes Sociais da Comurg
Instagram: @comurggoiania
Youtube: @imprensacomurg
Facebook: https://www.facebook.com/comurg
Twitter: Comurggyn
TikTok: Comurggoiania
Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia